Guru: Qual a definição correta?
O termo guru é um dos mais distorcidos no ocidente. Assista o vídeo explicando corretamente esse conceito CLICANDO AQUI
A palavra guru é um termo em sânscrito, antiga língua indiana, que significa “aquele que remove a escuridão”.
A palavra Guru refere-se a qualquer tipo de professor. Temos “gurus” de matemática, história, instrumentos musicais e em todas as áreas do conhecimento humano. O guru no sentido espiritual é chamado de SatGuru, que é o que o professor de autoconhecimento e ensina o aluno a encontrar dentro de si a sua essência, ou Sat, aquilo que não tem começo meio e fim.
Este tipo de SatGuru não analisa seus problemas da mesma forma como um psicólogo analisa e sim ensinando você a descobrir o seu Verdadeiro Eu, que para o hinduísmo é uma consciência que observa as coisas que acontecem e não identifica-se com o ego agente nos acontecimentos. Este Verdadeiro Eu está sempre mergulhado numa paz silenciosa que o discípulo aprende a identificar e permanecer conectado com este tranquilo estado de quietude mental e emocional através do autoconhecimento e da prática da meditação.
O guru é como um professor de espiritualidade. Um guia que ajuda o iniciante em sua trilha espiritual, apontando perigos, conquistas e objetivos. Por já ter trilhado o caminho, o guru usa de sua experiência para ajudar os querem uma orientação no desenvolvimento espiritual. Além disso, alguém que não esteja diretamente envolvido com um problema consegue dar uma visão diferente do problema daquele que está emocionalmente identificado com a dificuldade.
Para validar a hipótese da vantagem do distanciamento e da experiência acumulada.
Em como recomendações externas podem ajudar a resolver problemas,
pense em um problema que você está diretamente envolvido.
Um problema que mexe emocionalmente com você.
Que faz você reproduzir condicionamentos viciados.
Imagine-se tentando resolver esse embrulho.
Imagine primeiro alguém que já passou por essa sua dificuldade, não apenas uma, mas várias vezes, será que essa pessoa não teria a algo para ensinar que facilitaria sua solução?
Ainda mais, se ele visse a situação com distanciamento, sem a interferência da narrativa interna da mente identificada com um problema produzindo medo, insegurança e outras sensações prejudiciais.
É nesse sentido que o papel de um orientador pode ajudar, assim como um orientador de um Trabalho de Conclusão de Curso na faculdade pode ajudar um aluno a melhorar seu trabalho, mas se for uma orientação honesta, jamais tirará as conclusões pelo aluno.
Vai ficar na descrição deste vídeo o link de uma entrevista que dei ao Doutor Duprat sobre o Papel do Guru no Yoga. Se você quer entender melhor como essa relação acontece na Índia e no Brasil clique no link do podcast.
Alguém que esteja numa busca para o desenvolvimento espiritual, não precisa necessariamente se tornar um guru.
Através da busca pessoal, é possível atingir os mais altos níveis de Meditação.
Assim como um estudante de filosofia pode compreender em profundidade algum tema, sem precisar se tornar um filósofo ou professor.
No entanto, uma vez que se proponha a transmitir conhecimento, o bom guru é aquele que toca na vida das pessoas produzindo transformações positivas no seu desenvolvimento.
Quer saber Quais são os Melhores Livros de Yoga?
CLIQUE AQUI e veja a lista com vídeos explicando cada um deles.
Deixe um comentário