Blog


SHANKARACHARYA

Shankaracharya – O Reformador do Hinduísmo

Autoconhecimento e Espiritualidade | 12 maio 2021 | Daniel De Nardi


Shankaracharya – O Reformador do Hinduísmo

Shankaracharya foi o grande reformador do Hinduísmo e graças a ele todas as crenças são aceitas hoje na Índia

No século 8 d.C a Índia era em sua grande parte budista. O budismo leva muito a sério o preceito da não agressão , ahimsa, a ponto de varrarem o chão com uma vassoura especial para não pisarem nos insetos.

Neste período, a Índia sofreu invasão muçulmana e o território que sempre foi conhecido pela diversidades de crenças praticamente desapareceu do mapa para tornar-se parte do grande império muçulmano.

Shankaracharya nasceu em 788 D.C em Kalady, Índia. Ao longo da sua vida, pregou que o atman era igual a todos e que por isso, as crenças indianas deveriam ser unidas para se preservar contra a religião muçulmana que invadia a Índia e impunha violentamente suas crenças.

Era extremamente carismático e excelente orador. Shankaracharya percorreu a Índia de Norte a Sul e uniu líderes religiosos, intelectuais e reis para lutar contra a invasão muçulmana. Shankaracharya reorganizou o hinduísmo, aceitando todas as crenças que nasceram ao longo do Rio Indo como algo único e indiano.

Inclusive organizando os monges de forma militar, armando-os e criando os Akharas, que é o centro da tradição Dashnami Sampradaya. Akhara significa ringue ou quartel, numa clara alusão de uma ordem de monges guerreiros protetores do dharma.

Conseguiu seu êxito devolver ao povo indiano, suas crenças tradicionais e refundou a Índia, tal como se conhece hoje.

Morreu em 820 D.C, em Kedarnath, Índia . 

Para os indianos, seu país só existe como tal graças a Shankaracharya, por isso ele merece nossa admiração!

Quer entender corretamente o conceito de guru?

O que é um guru?

A palavra guru é um termo em sânscrito, antiga língua indiana, que significa “aquele que remove a escuridão”.

A palavra Guru refere-se a qualquer tipo de professor. Temos “gurus” de matemática, história, instrumentos musicais e em todas as áreas do conhecimento humano. O guru no sentido espiritual é chamado de SatGuru, que é o que o professor de autoconhecimento e ensina o aluno a encontrar dentro de si a sua essência, ou Sat, aquilo que não tem começo meio e fim.

Quer aprofundar seu conhecimento no Yoga?
Deixe seu email no formulário abaixo que enviaremos mais informações preciosas para você!



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *