Blog


Kama Darsha

Kama Darsha – Autoconhecimento pelas Emoções

Autoconhecimento e Espiritualidade | 9 jun 2021 | Daniel De Nardi


Kama Darsha ferramenta de Autoconhecimento

Kama Darsha é o processo de observação das emoções. Esta prática está diretamente ligada ao conceito que vimos no Post Anterior, o Mano Darsha, . Pois como expliquei neste outro post, é a agitação dos pensamentos que dá origem às sensações, por isso, o processo de observação dos pensamentos, Mano Darsha, está diretamente ligado ao próximo passo que é o Kama Darsha, a observação das emoções.

Os pensamentos nos geram e estimulam certas emoções e sensações. Tais sensações alteram-se muitas vezes durante um dia. Se nos identificamos com os pensamentos, o que significa acreditar que tudo que passa pela nossa mente é verdade. Nesse processo geramos identificação e mergulhamos fundo nas emoções geradas pelos pensamentos.

O problema é que muitas vezes, somos conduzidos por essas emoções e elas produzem angustia baseada em premissas criadas pela mente. Por isso a importância da observação das emoções (Kama Darsha) o treinamento desse processo permite que não tomemos decisões precipitadas no nosso dia a dia. Decisões, baseadas em pensamentos e sensações ilusórios podem produzir sofrimento que poderia ser evitado se a pessoa exercitasse o autoconhecimento e se distanciasse para observar que a sensação que foi produzida é uma ilusão.

A plena observação dos sentimentos sem julgamento, nos traz a visão de como tudo é impermanente e passageiro. O que nos resta é a essência que sempre esteve ali observando tudo.
Diria que é parecido com uma montanha russa, onde você sai de um lugar “tranquilo e silencioso” para uma subida que te gera ansiedade e sensações (Mano Darsha) e segue para a decida que são as diversas emoções geradas pela queda da montanha russa (Kama Darsha) mas em seguida você retorna a estação inicial onde o silêncio e a calma prevalecem, é um ciclo em que vivemos !

Espero que tenha gostado desse conteúdo e ficarei muito feliz em ler nos comentários o seu feedback do meu texto!

 

Quer fazer uma Prática de Yoga Avançado?

Sarva Darsha

Recentemente fizemos uma aula ao vivo para quem quer ir mais a fundo no Yoga. Avançado não quer dizer posturas mirabolantes ou equilíbrios impossíveis. Se você busca no Yoga, mais do que posturas de alongamento poderá extrair muitos benefícios dessa prática. Para fazer a aula clique na imagem abaixo e Pratique técnicas iniciáticas do Yoga

Prática de Yoga Avançado – Aula Completa

 

Playlist de Estudos de Yoga

Produzimos no YouTube uma série de vídeos para o estudo e aprofundamento no Yoga.
No YogIN App Academy consideramos o estudo do Yoga essencial para o desenvolvimento pessoal. Compreender o que está praticando contrbui para manter a motivação do praticante. Quando entende o que está preaticando pode conferir com mais propriedade se a prática está produizo os efeitos desejados.

Neste Blog há diversos materiais para o aprofundamento no Yoga. Caso esse seja seu interesse, não deixe de assistir os vídeos dessa playlist pois eles darão uma visão do nosso entendimento sobre Yoga.

Confira nossa lista de vídeos com Estudos de Yoga

Namaste!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *