Blog


Estudo comprova os efeitos do Yoga na Concentração e Memória

Estudo comprova os efeitos do Yoga na Concentração e Memória

Yoga e Neurociências | 28 out 2023 | Daniel De Nardi


Estudo comprova os efeitos do Yoga na Concentração e Memória

Estudo comprova os efeitos do Yoga na Concentração e Memória. O Yoga é uma prática milenar que traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental. Além de melhorar a flexibilidade, equilíbrio e postura, a prática do Yoga também pode ajudar na concentração e memória. Um estudo realizado pela Revista Consciousness and Cognition intitulado “Efeitos do Hatha Yoga na Atenção e na Memória de Trabalho: Um Estudo Randomizado e Controlado”, investigou os efeitos do Yoga na concentração e memória em indivíduos saudáveis.

Como a prática de Yoga pode ajudar na concentração?

A prática do Yoga trabalha com o aprimoramento na capacidade foco atencional. Treina-se esta habilidade com diferentes estímulos como nas sensações do corpo durante a execução das posturas, na respiração e na Meditação. Dessa forma, é possível desenvolver a concentração e memória, habilidades essenciais para o desempenho em atividades cotidianas, acadêmicas e profissionais.

Estudo comprova os efeitos do Yoga na Concentração e Memória – Resultados do Estudo

O estudo concluiu que a prática regular de Hatha Yoga pode melhorar significativamente a atenção e a memória de trabalho em indivíduos saudáveis. Os participantes do grupo experimental foram submetidos a sessões de Yoga por oito semanas, enquanto o grupo controle não realizou atividades físicas específicas durante o mesmo período. Ao final do estudo, os resultados mostraram que o grupo de yoga apresentou melhorias significativas em testes de atenção e memória de trabalho, em comparação com o grupo controle.

Hatha Yoga e seus efeitos na concentração

O Hatha Yoga é uma prática que combina posturas físicas (asanas), respiração (pranayama) e meditação (dhyana). A prática do Hatha Yoga envolve a execução de diferentes posturas físicas, que estimulam o corpo e a mente. Além disso, a respiração consciente (pranayama) auxilia na oxigenação do cérebro, o que pode aumentar a capacidade de concentração e memória. A meditação (dhyana), por sua vez, pode ajudar a acalmar a mente e reduzir o estresse, o que pode impactar positivamente na capacidade de concentração.

Prática de Yoga e redução do estresse

A prática do Yoga também pode ajudar a reduzir o estresse, um fator que pode impactar negativamente na concentração e memória. O Yoga pode ajudar a reduzir a produção de hormônios do estresse, como o cortisol, e aumentar a produção de hormônios que promovem o bem-estar, como a serotonina. Dessa forma, a prática regular de Yoga pode ajudar a melhorar a saúde mental e aumentar a capacidade de concentração.

Prática de Yoga e melhora do sono

A falta de sono adequado pode impactar negativamente na concentração e memória. A prática do Yoga pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, o que pode ter um efeito positivo na capacidade de concentração. Além disso, a prática do Yoga pode ajudar a reduzir a insôniaA prática de Yoga pode ser uma intervenção benéfica para melhorar qualidade do sono. Técnicas como respiração e Meditação ajudam no controle hormonal e na indução do estado de sono. Para ver um artigo que apresenta os efeitos positivos da prática de Yoga para melhoria do sono Clique na Imagem Abaixo

Como a prática de Yoga pode ajudar o sono

Como incorporar a prática de Yoga na rotina diária?

Se você está interessado em incorporar a prática de yoga em sua rotina diária para reduzir o estresse, existem várias opções disponíveis. Primeiro, você pode considerar a possibilidade de se inscrever em uma aula de Yoga em sua academia ou estúdio de yoga local. Isso lhe dará a oportunidade de aprender as posturas corretas e praticar yoga com outras pessoas.

Se você prefere praticar yoga em casa, existem muitos recursos disponíveis online, incluindo Aulas de Yoga gratuitas no nosso Canal YouTube.

 

Pesquisa Científica comprova os efeitos do Yoga na Concentração e Memória

Para ler a pesquisa completa clique no Botão Abaixo

Estudo comprova os efeitos do Yoga na Concentração e Memória

Estudo comprova os efeitos do Yoga na Concentração e Memória

 

Atualize seu Conhecimento do Yoga – Formação NeuroYoga

Aprenda a praticar e ensinar Yoga com fundamentação nas Neurociências, A Formação capacita você a ensinar Yoga profissionalmente e gerar renda com suas aulas, enregando valor real aos seus alunos.

Certificação Yoga Alliance International – RYT 200

O Yoga Alliance é a maior instituição de Yoga do mundo e está presente em mais de 100 países. Somente Cursos de Formação de Yoga com alto padrão de qualidade são reconhecidos pelo Yoga Alliance International. A Formação NeuroYoga emite certificado do Yoga Alliance International de 200h de Curso RYT 200.

Degustação Gratuita

Aprenda a praticar e ensinar Yoga com fundamentação nas Neurociências. A Formação capacita você a ensinar Yoga profissionalmente e gerar renda com suas aulas, enregando valor real aos seus alunos. Videoaulas e apostilas com teoria e prática para você aplicar na sua vida pessoal e nas suas aulas.

Clique no botão abaixo para fazer a Degustação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *