Blog


Como a prática de Yoga pode ajudar o sono

Como a prática de Yoga pode ajudar o sono?

Yoga e Neurociências | 29 out 2023 | Daniel De Nardi


Como a prática de Yoga pode ajudar o sono?

Se você tem problemas para dormir, saiba que a prática de Yoga pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. Um estudo da BMC Psychiatry intitulado “The effect of yoga on sleep quality and insomnia in women with sleep problems: a systematic review and meta-analysis” analisou o efeito do yoga na qualidade do sono e insônia em mulheres com problemas de sono, por meio de uma revisão sistemática e meta-análise. Os resultados indicaram que a prática de yoga pode melhorar significativamente a qualidade do sono em mulheres com problemas de sono e reduzir os sintomas de insônia.

Resultados do Estudo de como a prática de Yoga pode ajudar o sono

Foram analisados 25 estudos, com um total de 2.752 participantes, e os resultados indicaram que a prática de yoga pode melhorar significativamente a qualidade do sono em mulheres com problemas de sono e reduzir os sintomas de insônia. Além disso, verificou-se que os efeitos do Yoga na qualidade do sono foram maiores em mulheres que praticaram yoga regularmente e por períodos mais longos. Portanto, o estudo sugere que o yoga pode ser uma intervenção benéfica para melhorar a qualidade do sono em mulheres com problemas de sono.

Como a prática de Yoga pode ajudar no sono

As técnicas do Yoga, como pranayamas, respiratórios e meditação, produzem redução nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, essas técnicas estimulam o nervo vago a enviar mensagens ao cérebro para a tranquilização e indução ao sono.

Redução dos níveis de cortisol

O cortisol é o hormônio do estresse que é produzido pelas glândulas suprarrenais. O estresse crônico pode causar um aumento nos níveis de cortisol, o que pode interferir na qualidade do sono. No entanto, as técnicas de Yoga podem ajudar a reduzir os níveis de cortisol no corpo, ajudando a induzir a sensação de relaxamento e tranquilidade que é necessária para um sono reparador. Veja mais sobre pesquisa que comprova a redução do Cortisol através do Yoga nesse link.

Estimulação do nervo vago

O nervo vago é o décimo nervo craniano e é responsável por controlar várias funções do corpo, incluindo a frequência cardíaca, a respiração e a digestão. Quando o nervo vago é estimulado, ele envia mensagens ao cérebro que ajudam a induzir o sono. As técnicas de Yoga que estimulam o nervo vago incluem a prática de pranayama e meditação, que envolvem a respiração profunda e consciente, bem como a prática de posturas específicas, como a postura de Savasana, que ajuda a induzir um estado de relaxamento profundo.

Prática Regular de Yoga

A prática regular de Yoga pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e reduzir os sintomas de insônia. A Matenálise da BMC Psychiatry indicou que os efeitos do yoga na qualidade do sono foram maiores em mulheres que praticaram yoga regularmente e por períodos mais longos. Portanto, é importante incorporar o Yoga em sua rotina diária para obter os benefícios de um sono reparador.

Conclusão – Como a prática de Yoga pode ajudar o sono

A prática de Yoga pode ser uma intervenção benéfica para melhorar qualidade do sono. Técnicas como respiração e Meditação ajudam no controle hormonal e na indução do estado de sono.

Como a prática de Yoga pode ajudar o sono

Como incorporar a prática de Yoga na rotina diária?

Se você está interessado em incorporar a prática de yoga em sua rotina diária para reduzir o estresse, existem várias opções disponíveis. Primeiro, você pode considerar a possibilidade de se inscrever em uma aula de Yoga em sua academia ou estúdio de yoga local. Isso lhe dará a oportunidade de aprender as posturas corretas e praticar yoga com outras pessoas.

Se você prefere praticar yoga em casa, existem muitos recursos disponíveis online, incluindo Aulas de Yoga gratuitas no nosso Canal YouTube.

Pesquisa Científica comprova que prática de Yoga pode ajudar o sono

Para ler a pesquisa completa clique no Botão Abaixo

Como a prática de Yoga pode ajudar o sono

Como a prática de Yoga pode ajudar o sono

 

Atualize seu Conhecimento do Yoga – Formação NeuroYoga

Aprenda a praticar e ensinar Yoga com fundamentação nas Neurociências, A Formação capacita você a ensinar Yoga profissionalmente e gerar renda com suas aulas, enregando valor real aos seus alunos.

Certificação Yoga Alliance International – RYT 200

O Yoga Alliance é a maior instituição de Yoga do mundo e está presente em mais de 100 países. Somente Cursos de Formação de Yoga com alto padrão de qualidade são reconhecidos pelo Yoga Alliance International. A Formação NeuroYoga emite certificado do Yoga Alliance International de 200h de Curso RYT 200.

Degustação Gratuita

Aprenda a praticar e ensinar Yoga com fundamentação nas Neurociências. A Formação capacita você a ensinar Yoga profissionalmente e gerar renda com suas aulas, enregando valor real aos seus alunos. Videoaulas e apostilas com teoria e prática para você aplicar na sua vida pessoal e nas suas aulas.

Clique no botão abaixo para fazer a Degustação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *