Blog


Pesquisa Científica comprova que Yoga reduz Stress

Pesquisa Científica comprova que Yoga reduz Stress – Estudo mostra redução de Cortisol (Hormônio do Stress)

Yoga e Neurociências | 26 nov 2023 | Daniel De Nardi


Pesquisa Científica comprova que Yoga reduz Stress

Pesquisa Científica comprova que Yoga reduz Stress – A prática de Yoga é conhecida por seus inúmeros benefícios à saúde, incluindo a redução do estresse e ansiedade. Um estudo publicado no International Journal of Yoga comprovou que a prática de Yoga pode reduzir os níveis do hormônio do estresse, cortisol, em pacientes com doença inflamatória intestinal.

Neste artigo, discutiremos os efeitos do cortisol no corpo, a pesquisa sobre a redução do cortisol com Yoga, e como você pode incorporar a prática de yoga em sua rotina diária para reduzir o estresse e melhorar sua saúde mental.

Antes e depois do estudo, os níveis de cortisol dos pacientes foram medidos em amostras de saliva. O grupo de intervenção mostrou uma redução significativamente maior nos níveis de cortisol em comparação com o grupo controle.

Se você é profissional da saúde também pode pensar na possibilidade de ensinar um Yoga fundamentado nas Neurociências para ajudar ainda mais seus pacientes/clientes. O NeuroYoga é um método de Yoga fundamentado nas Neurociências e apresenta uma proposta sem dogmas e sem misticismo. Usamos evidências científicas para ensinar somente o que funciona nas técnicas do Yoga. 

Dentre as técnicas ensinadas no NeuroYoga estão todas aquelas usadas nessa pesquisa e que reduzem o Cortisol.

O que é Cortisol?

O cortisol é um hormônio esteróide produzido pelas glândulas supra-renais em resposta ao estresse. Ele afeta o corpo aumentando os níveis de açúcar no sangue, suprimindo o sistema imunológico, diminuindo a inflamação e ajudando o corpo a lidar com o estresse. No entanto, níveis cronicamente elevados de cortisol podem ter efeitos negativos, incluindo ganho de peso, pressão arterial elevada e aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes.

O grande problema não é uma elevação repentina do cortisol, mas sim quando essa elevação torna-se constante. Caso o cortisol permaneça por mais de 3 meses com níveis elevados começa a prejudiar diversos fatores como o sistema imunológico, saúde generalizada e energia psiquica para tarefas diárias e também dificuldade em extrair prazer de coisas simples da vida.

A relação entre Yoga e redução do Cortisol

O estudo publicado no International Journal of Yoga examinou a relação entre a prática de yoga e a redução do cortisol em pacientes com doença inflamatória intestinal. A pesquisa envolveu um grupo de 90 pacientes, que foram divididos em três grupos e foram submetidos aos estudos por 8 semanas:

  1. um grupo de controle que não praticou Yoga e não recebeu nenhum tratamento
  2. um grupo que recebeu tratamento padrão para a doença inflamatória intestinal
  3. um grupo que recebeu tratamento padrão mais um programa de Yoga

A doença inflamatória intestinal (DII) é um grupo de condições inflamatórias crônicas do trato gastrointestinal, incluindo a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Essas condições podem causar sintomas como dor abdominal, diarreia, sangramento retal, fadiga e perda de peso. A DII pode ser tratada com medicação, cirurgia e mudanças na dieta e no estilo de vida.

A pesquisa foi realizada por um grupo de pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá. Eles recrutaram pacientes com DII. O grupo de intervenção participou de oito sessões de Yoga de 75 minutos cada, ministradas por um instrutor experiente em Yoga. As sessões incluíram posturas físicas, técnicas de respiração e meditação.

Os resultados mostraram que o grupo que recebeu tratamento padrão mais prática de Yoga apresentou uma redução significativa nos níveis de cortisol em comparação com o grupo de controle e o grupo que recebeu apenas tratamento padrão. Além disso, os pacientes que praticaram Yoga relataram uma redução significativa nos sintomas de estresse e ansiedade em comparação com os outros dois grupos.

Como o Yoga reduz o cortisol?

A prática de Yoga pode reduzir os níveis de cortisol de várias maneiras. Primeiro, o Yoga ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, que são fatores que contribuem para níveis elevados de cortisol. O yoga também pode melhorar a função do sistema nervoso parassimpático, que é responsável por reduzir os níveis de cortisol no corpo. Além disso, o Yoga pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, o que também pode contribuir para a redução dos níveis de cortisol.

Como incorporar a prática de Yoga na rotina diária?

Se você está interessado em incorporar a prática de yoga em sua rotina diária para reduzir o estresse, existem várias opções disponíveis. Primeiro, você pode considerar a possibilidade de se inscrever em uma aula de Yoga em sua academia ou estúdio de yoga local. Isso lhe dará a oportunidade de aprender as posturas corretas e praticar yoga com outras pessoas.

Se você prefere praticar yoga em casa, existem muitos recursos disponíveis online, incluindo vídeos de Yoga gratuitos no nosso Canal YouTube.

Pesquisa Científica comprova que Yoga reduz Stress

Para ler a pesquisa completa clique no Botão Abaixo

Pesquisa Científica comprova que Yoga reduz Stress

Pesquisa Científica comprova que Yoga reduz Stress

 

Atualize seu Conhecimento do Yoga – Formação NeuroYoga

Aprenda a praticar e ensinar Yoga com fundamentação nas Neurociências, A Formação capacita você a ensinar Yoga profissionalmente e gerar renda com suas aulas, enregando valor real aos seus alunos.

Certificação Yoga Alliance International

O Yoga Alliance é a maior instituição de Yoga do mundo e está presente em mais de 100 países. Somente Cursos de Formação de Yoga com alto padrão de qualidade são reconhecidos pelo Yoga Alliance International. A Formação NeuroYoga emite certificado do Yoga Alliance International de 200h de Curso RYT 200.

Degustação Gratuita

Aprenda a praticar e ensinar Yoga com fundamentação nas Neurociências. A Formação capacita você a ensinar Yoga profissionalmente e gerar renda com suas aulas, enregando valor real aos seus alunos. Videoaulas e apostilas com teoria e prática para você aplicar na sua vida pessoal e nas suas aulas.

Clique no botão abaixo para fazer a Degustação.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *