Blog


svechachara

Svechachara – A Verdade Pessoal

Autoconhecimento e Espiritualidade | 25 dez 2023 | Daniel De Nardi


Svechachara – A Verdade Pessoal

Svechachara é um conceito relacionado a liberdade de escolhas e de trilhar seu próprio caminho. Svechachara nos traz uma ideia muito bonita e também muito profunda. A grosso modo, é reconhecer aquilo que é certo para si e agir de acordo com esta verdade. Mas, quero compartilhar com vocês a beleza que vejo neste princípio.

Svechachara é uma observância da essência, ou melhor, um perscrutar a própria essência.
Esse princípio nos possibilita voltar o foco de nossa atenção para aquilo que nos faz real, permitindo reconhecermo-nos um ser único posto a nossa genuinidade e autenticidade adquirida no processo.

Por meio deste observar e reconhecer firmamos aquilo que somos através da expressão de nossa verdade individual- isso nos leva a vislumbrar o substrato primordial que nos perfaz.

Para além, svechachara possibilita vivermo-nos ao invés de apenas viver. Há aqui uma grande diferença: viver-se é provar-se, experimentar-se em toda sua fundura e a partir disso, expressar -se em suas atitudes e escolhas com coerência e consciência plena para esta particularidade essencial. Ou seja, este princípio nos ensina a atuar de acordo com nossa verdade individual.

Essa verdade, no hinduísmo reside no amago de nosso ser, é aquela voz que fala ao nosso coração sobre o caminho a percorrer, sobre que escolhas fazer, sobre o permanecer e o partir – revelando nossa real pertença.

Traz uma ideia muito bonita – seguir o nosso coração… pois é lá que nosso Shiva está.

Quando nos tornamos fieis à nós, leais e crentes a esta voz , conseguimos diferenciar o que de mais profundo nos alimenta e nutre. Passamos a distinguir necessidade de desejo. E essa consciência esclarecida nos põem em alerta ante e diante variadas situações. Seguir essa verdade íntima, nos possibilita há uma vida mais pensada que sentida, no sentido de nos permitir ações esclarecidas e acertivas, tendo nítido o que é melhor para si numa busca de tudo que lhe acrescenta sentido.

Esse reconhecer-se ao passo que firmado e vivenciado em nossas ações nos leva cada vez mais para perto de nós e manter-se fiel a este” ideal”, não contrariando ou negando a própria natureza nos leva a alcançar uma integridade genuína.

Em duas maneiras svechachara nos capacita este alcance: pelo ouvir-se e pelo se entregar ao apelo profundo com confiança e coragem nesse caminhar; pois se necessita enxergar a si próprio em inteireza, em totalidade.

Svechachara nos conduz ao caminho do coração, do comungar com nossa alma para poder encontrar a coragem de viver-se.
São estes 3 pontos que firmam aquilo que somos e nos levam a alcançar nosso substrato essencial, possibilitando vivenciar uma liberdade genuína.

 

Quer fazer uma Prática de Yoga Avançado?

Sarva Darsha

Recentemente fizemos uma aula ao vivo para quem quer ir mais a fundo no Yoga. Avançado não quer dizer posturas mirabolantes ou equilíbrios impossíveis. Se você busca no Yoga, mais do que posturas de alongamento poderá extrair muitos benefícios dessa prática. Para fazer a aula clique na imagem abaixo e Pratique técnicas iniciáticas do Yoga

Prática de Yoga Avançado – Aula Completa

 

Playlist de Estudos de Yoga

Produzimos no YouTube uma série de vídeos para o estudo e aprofundamento no Yoga.
No YogIN App Academy consideramos o estudo do Yoga essencial para o desenvolvimento pessoal. Compreender o que está praticando contrbui para manter a motivação do praticante. Quando entende o que está preaticando pode conferir com mais propriedade se a prática está produizo os efeitos desejados.

Neste Blog há diversos materiais para o aprofundamento no Yoga. Caso esse seja seu interesse, não deixe de assistir os vídeos dessa playlist pois eles darão uma visão do nosso entendimento sobre Yoga.

Confira nossa lista de vídeos com Estudos de Yoga

Namaste!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *