Blog


Pinda-Darsha

Pinda Darsha – Autoconhecimento pelo Corpo

Autoconhecimento e Espiritualidade | 23 dez 2023 | Daniel De Nardi


Auto Observação do Corpo = Pinda Darsha

Pinda Darsha consiste na auto-observação corporal o que abarca: postura, conduta física, reações do corpo, o movimentar entre outras coisas relacionadas ao corpo físico. Detalhes que por vezes nos passam desapercebido pelo condicionamento à reações automáticas, como por exemplo, nossa posição de descanso entre idas e vindas, nossa maneira de escovar os dentes ou tomar banho (coisas que fazemos no automático).

Pinda Darsha é um conceito que já pratico há algum tempo, devido minha incursão nos caminhos do hinduísmo, especialmente no vaishnavismo. Posso afirmar que essa técnica de auto observação corporal ajuda a ter uma noção melhor do nosso corpo, do espaço que ocupamos e nos dá uma pequena ideia da nossa expressão física.

Gosto de pensar, para além do tradicional, que também é um meio de nos ajudar a lapidar e melhorar esse expressar-se. Observar o corpo nos ajuda a tornarmo-nos mais presente e a agir nesta presença.

O Pinda Darsha permite que através da consciência haja um certo aquietamento das agitações do corpo e um consequente desacelarar da mente. Tal quietude, nos capacita a equilibrar nosso observar, nosso olhar com nosso pensar e este com nosso falar e consequentemente com nosso agir. Isso nos leva aos darshanas seguintes, Mano e Kama que veremos nos próximos posts.

O Pinda Darsha ou Darshana é uma prática, que ao meu ver, deva ser incorporada ao dia a dia, pois essa conscientização, é geralmente bem frágil e impermanente- por isso julgo que a constância seja bem-vinda.

Nós estamos oscilando sempre e, nem sempre estamos atentos e praticar pinda darshana nos coloca nesse estado de atenção, de foco.🙃

 

Quer fazer uma Prática de Yoga Avançado?

Sarva Darsha

Recentemente fizemos uma aula ao vivo para quem quer ir mais a fundo no Yoga. Avançado não quer dizer posturas mirabolantes ou equilíbrios impossíveis. Se você busca no Yoga, mais do que posturas de alongamento poderá extrair muitos benefícios dessa prática. Para fazer a aula clique na imagem abaixo e Pratique técnicas iniciáticas do Yoga

Prática de Yoga Avançado – Aula Completa

 

Playlist de Estudos de Yoga

Produzimos no YouTube uma série de vídeos para o estudo e aprofundamento no Yoga.
No YogIN App Academy consideramos o estudo do Yoga essencial para o desenvolvimento pessoal. Compreender o que está praticando contrbui para manter a motivação do praticante. Quando entende o que está preaticando pode conferir com mais propriedade se a prática está produizo os efeitos desejados.

Neste Blog há diversos materiais para o aprofundamento no Yoga. Caso esse seja seu interesse, não deixe de assistir os vídeos dessa playlist pois eles darão uma visão do nosso entendimento sobre Yoga.

Confira nossa lista de vídeos com Estudos de Yoga

Namaste!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *