Blog


Nissargadatta Maharaj

Nissargadatta Maharaj – Reconhecido pelos pares Iluminados

Autoconhecimento e Espiritualidade | 9 jul 2021 | Daniel De Nardi


Nissargadatta Maharaj – o sábio da favela de Bombaim

Nissargadatta Maharaj é reconhecido entre os especialistas do autoconhecimento, não é à toa que todo grande sábio indiano, tem um “Eu Sou Aquilo” como um livro de cabeceira. Isso torna, o desconhecido do grande público, Sri Nisargadatta Maharaj, uma sumidade entre quem estuda com seriedade o autoconhecimento.

Clique aqui para ver o vídeo

Nissargadatta Maharaj

O reconhecimento de quem entende de um determinado assunto é um item muito importante quando se leva em conta o valor de uma obra para além de seu tempo. 

Uma pessoa pode ser muito popular durante sua vida, mas sua mensagem for algo que toca as pessoas apenas por uma questão temporal ela tende a desaparecer com o tempo. 

Já quando a mensagem alcança um ponto Universal torna-se eterna. Essa mensagem perdura muito além da vida do criador. Se a mensagem for verdadeiramente humana permanecerá por muito mais tempo influenciando as pessoas. 

Este é basicamente o motivo de porque um livro popular não necessariamente se torna um clássico.

Se você perguntar a um leitor comum quem é James Joyce ou Marcel Proust, a chance dele não fazer ideia de quem você está falando é de aproximadamente 99%. 

Entretanto, se você fizer uma enquete com 100 escritores profissionais de quais são seus 5 escritores favoritos, 99 deles irão colocar James Joyce ou Marcel Proust entre os favoritos, talvez ponham os dois.  

Esse é um dos motivos pelos quais esses dois escritores são considerados marcos da Literatura contemporânea e sua obra é lida por quem quer produzir Literatura de verdade.

Nisargadatta nasceu em 1897 no estado de Maharashtra, Índia. Começou sua busca espiritual bastante cedo, sendo apresentado a um guru da linhagem Natha que o recomendou algo simples, mas que foi seguido pelo neófito; buscar, durante toda sua existência, o EU SOU.

No documentário sobre sua vida, “Despertar para o Eterno” ,

NISARGADATTA fala sobre como essa orientação do seu guru, pode parecer boba, mas que essa perseguição do EU SOU fez total diferença em sua vida.

Sua família era de agricultores e ele começou bem cedo a trabalhar no balcão de uma tabacaria. 

Sri Nisargadatta encontrou seu guru através da indicação de um amigo. Após 3 anos de intenso aprendizado, resolveu que queria ser um monge renunciante e tomando a decisão sem consultar seu mestre, largou sua família e foi para o Himalaya, no norte da Índia, partindo de Bombaim.

De acordo com os costumes indianos ele só poderia fazer isto quando o filho mais velho atingisse a idade de poder trabalhar e sustentar a família, coisa que ele não quis esperar. No norte da Índia ele encontrou outro sadhu (asceta renunciante) que ao saber da história deu uma bronca em Nisargadatta dizendo para abandonar essa ideia, voltar para família, prosperar e dar tranquilidade aos seus parentes, somente depois disso poderia pensar em dedicar-se exclusivamente à vida ascética.

Nissargadatta Maharaj voltou para a casa e em breve seu mestre faleceu e ele acabou tornando-se um grande mestre respeitado por indianos e ocidentais, recebendo visitas de pessoas de todas as partes do mundo que se reuniam da minúscula sala do kitnet que ele vivia com a família numa favela em Bombaim.

Logo ao retornar ele mudou seu nome de Maruti para Nisargadatta que significa “aquele que permanece no seu estado natural”, vendeu as lojas e ficou apenas com uma em que em cima fazia meditação. Pessoas começaram a vir de todas as partes da Índia para tirar dúvidas sobre suas buscas espirituais. Nisargadatta negou durante muito tempo que teria seguidores ou discípulos, ele adotava uma postura como “se vocês querem ficar meditando comigo, beleza, se não, não encham o saco com devoções pessoais”. Depois de muita insistência, aceitou ensinar alunos mais próximos que levaram a mensagem de Nisargadatta além do seu tempo. 

Ao longo de sua vida  Sri nisargadatta nunca escreveu nenhum livro, foram seus alunos que gravavam áudios dos encontros e transcreviam para formar livros. Ele também nunca falou inglês, falava no dialeto Marathi e precisava de ajuda de amigos indianos que se voluntariaram para traduzir. Além disto ele sempre negava doações em dinheiro e nunca quis construir um centro, morando a vida inteira num kitnet dentro de uma favela nos subúrbios de Bombaim.

 

O que é um Guru?

Clique na Imagem para ver nossa defnição.

O que é um guru?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *