Blog


Metrônomo - Ferramenta para Respiratórios com Ritmo

Metrônomo – Ferramenta para Respiratórios com Ritmo

Ensinar a Respirar | 4 set 2023 | Daniel De Nardi


Metrônomo – Ferramenta para Respiratórios com Ritmo

Você já parou para pensar o quanto sua respiração é afetada pelas suas emoções?

A ansiedade, por exemplo, produz uma respiração mais curta e acelerada, já um estado de serenidade produz uma respiração mais profunda e lenta. É inegável a relação entre padrões respiratórios e estados emocionais ou de consciência. Os YogINs perceberam que se dominassem a respiração conseguiriam interferir nos estados de consciência e controlar melhor suas emoções.
Por isso, criaram diferentes ritmos para produzir estados diferentes de consciência.

Dominar ritmos respiratórios ajuda no controle da distração mental, pois a mente gosta de diversificação e manter uma cadência respiratória é discipliná-la para mais foco e produtividade.

Uma das dificuldades na sustentação do ritmo é que a mente divaga e o praticante interrompe a contagem, por isso, nossa dica é a utilização de um instrumento chamado metrônomo.

O Metrônomo é uma ferramenta usada na música, mas que é muito eficiente para treinamentos de pranayamas que possuam contagem de ritmo.

O metrônomo foi inventado por Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro de Amsterdã, em 1812. Ludwig van Beethoven foi o primeiro compositor a indicar marcas de metrônomo nas suas partitura em 1817, embora as marcas extremamente rápidas que colocou em algumas peças levaram alguns estudiosos modernos a acreditar que o metrônomo que ele utilizava fosse impreciso.

Hoje esse instrumento pode ser baixado por aplicativos no celular. Procure algum que lhe agrade!

Boas Práticas!

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *