Blog


GANDHI

Gandhi – O Guru da Independência

Conteúdo de Yoga | 27 jun 2021 | Daniel De Nardi


Gandhi – O libertador da Índia

Gandhi é o que podemos chamar de guru moderno. Com o crescimento do papel do governo na sociedade, os ensinamentos de gurus a partir da 2ª metade do século XX (Gandhi morreu em 1948) tiveram que envolver problemas de ordem política.

Para ver o vídeo CLIQUE ABAIXO

 

Gandhi conseguiu organizar seu povo para exigir a independência somente através da Não-Violência Ativa. Conseguiu a libertação pela via da paz. Por isso, foi referência para outros intelectuais como David Thoreau que pregava a desobediência civil e para outros líderes espirituais tais como Martin Luther King e Mandela.

Gandhi foi um grande articulador político e suas diferentes ações fizeram a Índia unir forças para conquistar sua independência em 1947. Visitou diferentes líderes religiosos, políticos celebridades palestrou no Congresso Inglês e fez longos jejuns para interromper chacinas.

Gandhi também teve o mérito de usar a sabedoria acumulada pelos ancestrais indianos e usá-la em prol da causa da independência. O que fica bem evidente na atitude dos indianos em aceitarem a estratégia de não revidar aos ataques o que foi essencial para o convencimento da opinião pública mundial que via de um lado o maior exército do mundo da sua época contra pobre indianos que aceitavam serem violentados e pediam apenas a autonomia do seu país de volta.

Gandhi sabia das limitações que a população teria para lutar contra o exército britânico e difundiu a estratégia de não revidar, de fazer um protesto ativo, mas sem violência. Quando o exército vinha para o enfrentamento, montado a cavalo e fortemente armado, eles não enfrentavam, às vezes se deitavam no chão.

Em outras ocasiões, os manifestantes foram fuzilados sem nenhuma chance de defesa como foi o caso do massacre do Estádio no qual morreram mais de 100 pessoas.

Mesmo sendo alvejados por tiros, os indianos insistiram em nunca revidar a violência.

O ensinamento da Não-Violência, AHIMSA, não foi algo descoberto por Gandhi. O ahimsa já está presente no 1º tratado de Yoga da História, o Yoga-Sutra, escrito em aproximadamente 300 a.C e dizem que não foi uma ideia original de Patanjali, o autor, pois o Ahimsa já era ensinado por jainistas como Mahavira bem antes disso.

A Índia foi a última grande nação a ter independência dos ingleses em 1947 e desde então é considerada a maior democracia do mundo. Isso se deve em boa parte ao aparentemente tranquilo Gandhi.

Por ter colocado seu nome para sempre na História, Mahatma tem nossa admiração.

 

GANDHI

 

Quer entender corretamente o conceito de guru?

Para entender melhor o significado do termo guru – clique na imagem abaixo

O que é um guru?


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *