Blog


Como escolher a melhor formação de Yoga para você?

Como escolher a melhor formação de Yoga para você?

Formação de Professores de Yoga | 8 nov 2023 | Daniel De Nardi


Como escolher a melhor formação de Yoga para você?

Formação em Yoga – como escolher o melhor Curso

O Yoga é uma prática que vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo, e consequentemente, a procura por Cursos de Formação em Yoga também tem aumentado. No entanto, escolher o melhor curso de formação pode ser uma tarefa desafiadora. Neste artigo, vamos apresentar os principais critérios que devem ser considerados ao escolher uma Formação em Yoga.

O que é uma Formação em Yoga?

Antes de começarmos, é importante entender o que é uma formação em Yoga. Basicamente, uma Formação em Yoga é um curso que prepara o aluno para se tornar um professor de Yoga. Durante o curso, o aluno aprende sobre as técnicas de Yoga, filosofia, anatomia, entre outros aspectos relacionados à prática.

A Formação também pode ser feita por praticantes que desejam entender profundamente a prática e que não necessariamente irão dar aulas. Esses praticantes terão uma compreenssão do Yoga tão profunda quanto um professor de Yoga

Critérios para escolher uma Formação em Yoga

Reconhecimento do Yoga Alliance International

Um dos principais critérios a ser considerado ao escolher uma formação em Yoga é o reconhecimento do Yoga Alliance International. Essa instituição é a que tem maior reconhecimento no Brasil e no exterior, e sua certificação é aceita em mais de 100 países. Portanto, é importante buscar por cursos que sejam reconhecidos pelo Yoga Alliance International.

Fazendo uma Formação Yoga Alliance International você não apenas tem o selo da instituição no certificado, mas também pode se cadastrar no Yoga Alliance International como um professor formado em um curso reconhecido pelo Yoga Alliance International. Para ver quais Curso de Formação em Yoga são recohecidos pelo Yoga Alliance International clique nesse link.

Para entender mais sobre as vantagens da certificação Yoga Alliance você pode ver esse vídeo. 

Sem vínculo religioso com o hinduísmo

Outro critério importante é verificar se a Formação de Yoga não possui vínculo religioso com o Hinduísmo. Muitos praticantes de Yoga possuem outras religiões, e podem se sentir incomodados com essa associação. Portanto, é importante buscar por cursos que sejam inclusivos e respeitem as diversas religiões e crenças dos praticantes.

Para quem ensina no Brasil o ideal é que seja um Yoga Laico que não se envolva com a crença dos praticantes.

Mínimo de 5 anos de existência

É importante considerar também o tempo de existência da Formação em Yoga. Cursos que possuem no mínimo 5 anos de existência tendem a ser mais consolidados e oferecer uma formação mais completa. Durante esse período, a instituição teve tempo para aprimorar a qualidade do curso e ajustar sua metodologia.

Existem muitas Formações sem nenhuma estrutura pedagógica em que o professor apenas faz lives ou aulas de improviso sem nenhum planejamento do que é mais importante para os alunos aprenderem para ensinarem a prática do Yoga.

Professores com mais de 20 anos de experiência e livros publicados

Outro critério a ser considerado é a experiência dos professores que ministram o curso. É importante buscar por professores que possuam no mínimo 20 anos de experiência na prática de Yoga, e que tenham livros publicados sobre o assunto. Esses professores tendem a ser mais qualificados e preparados para oferecer uma formação completa e de qualidade.

A qualidade técnica do professor é essencial para uma boa Formação em Yoga. De nada adianta o professor apenas ser popularou carismático, ele precisa conhecer tecnicamente o assunto e conseguir transmitir o conteúdo de forma didática aos alunos da Formação.

Preço

O preço é um critério importante a ser considerado, mas não deve ser o único fator decisivo. É importante lembrar que uma formação em Yoga de qualidade exige investimento, e portanto, pode ter um preço mais elevado. Cursos muito baratos podem não oferecer uma formação completa e acabar comprometendo o aprendizado do aluno.

Se o Curso de Formação em Yoga for barato é melhor suspeitar, pois um curso profissionalizante exige muita dedicação dos responsáveis e escolher pelo preço pode ser um péssimo investimento.

100% online

Uma Formação em Yoga 100% online pode ser uma boa opção para quem busca flexibilidade de horários e a possibilidade de rever as aulas quantas vezes quiser. É importante lembrar que a prática de Yoga envolve movimentos e posturas que precisam ser corrigidos pelo professor. Busque por cursos que ofereçam aulas práticas de Yoga, de preferência ao vivo para que o professor possa corrigir os alunos em tempo real e passar o feedback enquanto praticam.

 

Investigue o Atendimento da Escola

Um ponto esse a ser observado em uma boa Formação em Yoga 100% online é o atendimento aos alunos. Procure descubrir em quanto tempo os coordenadores da Formação em Yoga respondem as dúvidas dos alunos. Para o estudo online ser agradável ele tem que ter retorno em até 24h. Isso faz com que o aluno possa prosseguri os estudos entendendo todas as dúvidas que as aulas podem apresentar.

Veja como respondo os alunos da Formação

 

Respondendo alunos da Formação NeuroYoga

 

Sucesso para a sua Jornada

Se você é um praticante de Yoga, pode ser que já tenha pensado em se tornar um professor ou simplesmente quer aprofundar seus conhecimentos nesta prática milenar. Seja qual for o seu objetivo, escolher a formação em Yoga certa é fundamental para o sucesso de sua jornada.

Faça uma degustação da Formação e confirme se gosta da didática.

 

Como escolher a melhor formação de Yoga para você?

 


Quer conhecer uma Formação em Yoga fundamentada nas melhores evidências científicas disponíveis?

Para baixar o Programa da Formação em Yoga 3.0 – Fundamentado nas Neurociências, clique no Botão Abaixo


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *