Blog


Cerebro no pote

Cérebro no Pote – Experimento Mental da Filosofia

Yoga e Neurociências | 27 out 2023 | Daniel De Nardi


Cérebro no Pote

No livro “Conscience explained”, Daniel Dennett discute a impossibilidade de transferir a consciência para outro meio que não seja o cérebro. Em outras palavras, ele argumenta que a ideia de que a mente poderia ser transferida para um pote ou qualquer outro dispositivo não faz sentido, pois a consciência é inseparável do cérebro. Isso significa que a consciência não pode existir sem o cérebro e, portanto, não pode ser transferida para outro meio. Essa é uma visão conhecida como materialismo eliminativista, que defende que não existe uma mente separada do corpo e que todos os aspectos da consciência são explicados por processos físicos no cérebro.

Dennett também argumenta que a ideia de que a mente é uma entidade separada do corpo é baseada em pressupostos filosóficos equivocados e em uma visão mística ou religiosa da natureza humana. Ele defende que a ciência pode explicar completamente a natureza da consciência e que não há necessidade de postular entidades ou forças sobrenaturais para explicá-la.

Em resumo, a posição de Dennett é que a consciência é um fenômeno natural que pode ser explicado pela neurociência e outras ciências do cérebro, e que a ideia de transferir a mente para um pote ou qualquer outra coisa é um equívoco que reflete uma compreensão equivocada da natureza da consciência e da mente.

Veja o vídeo sobre o expeimento mental do Cérebro no Pote

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *