Blog


Cérebro Bom Exige

Cérebro Bom Exige…

Autoconhecimento e Espiritualidade | 30 set 2023 | Daniel De Nardi


O que você pode fazer para o melhor funcionamento do seu cérebro!

Esse trecho do podast é baseado numa entrevista da Neurocientista especializada em Liderança Tara Swat. Ela começa falando que o futuro da formação em negócios vai passar por cursos que oferecem Yoga, Meditação, ginástica e comida saudável.

https://www.instagram.com/tv/CD3zOw1hr1P/?utm_source=ig_web_copy_link

 

Transcrição

Foi uma entrevista dada para a Folha de São Paulo por uma neurocientista chamada Tara Swart, especialista em liderança.  O futuro da formação em negócios vai passar por cursos que oferecem Yoga, Meditação,  ginastica e comida saudável.
– É possível ensinar o cérebro a liderar?
– Pessoas tem habilidades naturais, mas há duas opções: ou focar nessas habilidades que possui ou aprender novos hábitos e comportamentos. Sabemos hoje que o cérebro tem plasticidade e habilidade de mudar, não podemos exagerar dizer que todo mundo vai virar um líder, mas a maior parte das pessoas pode mudar e atuar no comando e fazer coisas que acha não pode fazer. Um caminho é aprender novas línguas ou um instrumentos musical. Isso ajudar o cérebro a ficar flexível, o que permite pensar menos, solucionar problemas de maneiras diferentes e ser mais criativo.

 

Comentário Daniel De Nardi

Sensacional essa resposta, porque ela fala  da importância de você desenvolver habilidades que aparentemente você não faria ou que não se vê fazendo ou que acha que não consegue fazer, mas que sabe que são importantes pra você, que gostaria de fazer.  São habilidades interessantes de desenvolver e elas vão “remodulando” o nosso cérebro, porque o nosso cérebro é formado por neurônios, como todo mundo sabe, e esses neurônios eles vão se associando um ao outro criando caminhos de comandos cerebrais. Quando você aprende novas habilidades, vai criando novos caminhos , então o cérebro de fato fisicamente ele vai se mudando, ele tem uma capacidade de plasticidade como qualquer outro músculo, de se modificar e essa modificação tem muito a ver com o tipo de estimulo que você vai dando para o cérebro. Se você vai estimulando o seu cérebro a diferentes habilidades, você vai desenvolvendo áreas que já estavam ali mas estavam adormecidas, mas você acordou por novos estímulos. No início não vai ser fácil, vai gerar um incômodo, um estresse, mas imagina isso, o quanto do seu cérebro tá dormindo e você pode acordar com coisas simples como fazer uma atividade que você não faz, estudar algo que você não estudaria, fazer um tipo de treinamento de meditação e ir evoluindo nisso para você treinar a concentração, a expansão da concentração, tudo isso você pode fazer.

E por fim, a última pergunta

– Como melhorar o rendimento do cérebro?

– É preciso começar com parte física dele, primeiro ele precisa descansar com sete a nove horas de sono por noite. Se não fizer isso, terá um QI menor no dia seguinte, é preciso dar mis nutrientes para p cérebro, o que significa consumir uma comida mais saudável, mais alimentos como abacate, salmão, ovos, óleo de castanha de côco, chá verde e beber mais água. Mantenha o corpo mais hidratado e o cérebro oxigenado através de exercício, não precisa ser nada pesado, só não pode ficar sentado o dia todo é preciso ser ativo, se você não tiver tempo apenas medite e respire melhor, isso já ajuda a oxigenar o cérebro. Por último, é preciso levar um pouco de simplicidade para a rotina, ser um líder exige muito do tempo, então, se não se organiza o cérebro vai perder tempo com questões menos importantes como escolher qual roupa escolher para vestir no outro dia de manhã.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *