Autoconhecimento na Prática
Gostaria de convidá-lo a fazer uma experiência. Pelos próximos minutos, mantenha seu corpo relaxado, deixe sua respiração tranquila, feche seus olhos e permita que seus pensamentos aconteçam naturalmente. Evite tentar controlá-los, torne-se o observador do conteúdo mental. Concentre-se nisso antes de retornar ao texto.
Agora responda para si mesmo as perguntas a seguir:
-
Existe alguma ordem lógica no fluxo de seus pensamentos?
-
Os pensamentos tinham relação com o passado ou futuro?
-
O conteúdo mental influenciou, naquele instante, o seu estado interno?
-
Na visão hindu o real é apenas o que existe no presente. Sob esta ótica, seu pensamento tinha alguma realidade?
A natureza mental é puro movimento. Em várias ocasiões, os livros antigos que expõem o Yoga e o Hinduísmo, referem-se à mente como vayu, o vento. Esse elemento só é percebido enquanto se move, sem movimento ele desaparece. Tal como sua mente.
Mas porque desejaríamos eliminar a mente? Afinal, toda percepção do mundo passa pela mente, não é!?
Bom, não queremos eliminar a mente, mas apenas dar menos atenção à ela. Utilizá-la ao nosso favor ao invés de sermos controlados por seus impulsos. Com relação à segunda pergunta, durante o exercício que acabamos de realizar, quem estava observando o fluxo mental? Se a mente pensava, quem a observava? Se sua experiência for a mesma que a minha, você experimentou uma percepção que é mais profunda e estável que os ventos do pensamento. Neste estado, enxergamos as coisas em sua natureza real, tal como elas são!
Para aprofundar estas e outras reflexões, lhe convido para a Semana do Autoconhecimento,. Uma produção e oferecimento YogIN App.
A inscrição lhe dará acesso à série chamada Uma Saída para o Sofrimento, lives e uma aula de encerramento. No entanto, inscrevendo-se agora, você terá acesso às aulas de Yoga do YogIN App Studio até o dia 8.
Inscreva-se agora! É totalmente gratuito. Sem enrolação, sem cadastros complicados, sem cartão de crédito.
Clique no botão abaixo, faça seu cadastro e comece a desenvolver sua habilidade de viver a pura realidade!
Namaste!!
Se quiser aprofundar nesse assunto, leia mais dicas de Autoconhecimento nesse meu outro artigo.
Deixe um comentário