Blog


Tão longe, tão perto

Tão longe, tão perto

Autoconhecimento e Espiritualidade | 9 dez 2023 | Daniel De Nardi


Tão longe, tão perto

Talvez você faça parte das pessoas que acham que o Autoconhecimento é um assunto desnecessário. Parece até ingenuidade pensar que você não tem este saber. Se não o possuísse como você estaria vivo até hoje? Afinal, você sabe se locomover, decide quando tem que se alimentar, respira sem pensar nisso, expressa-se pelo aparelho fonador, compreender o que lhe falam, sabe ler, tem um trabalho que o mantém atuante na sociedade. Afinal, para que serve o Autoconhecimento senão para essas coisas, não é mesmo?

No entanto, essa ideia pode ser como uma miragem no deserto. De longe, você vê o oásis, mas quando se aproxima, quando deseja desfrutar de suas sombras, descobre que tudo não passa de uma ideia da sua mente.
E com o Autoconhecimento acontece a mesma coisa. Imaginamos se tratar destas coisas simples, mas quando este conhecimento é necessário para lidar com dilemas pessoais, vazios existenciais e acontecimentos inesperados, vemos o oasis se desvanecer. Isso traz sofrimento, ansiedade e um desejo de fuga da realidade. E você sabe que essa não é a melhor maneira de se viver!

A proposta de Autoconhecimento do Yoga é mais profunda do que a simples utilização de nossos órgãos dos sentidos e da mente. Ele deseja encontrar aquilo que está por trás destes veículos de percepção. O questionamento que os sábios da Antiguidade fizeram é perfeitamente exemplificado na Kena Upanishad:

 

“Comandada e dirigida por quem a mente vai em direção a seus objetos? A força vital, a causa primeira, se move comandada por quem? À vontade de quem os homens falam? Que poder dirige o olho e o ouvido?”

 

A prática do Yoga sempre aponta para o conhecimento da fonte de vida que existe em todos nós. E sua proposta é a experimentação disso em primeira pessoa, não como uma ideia.

Mas não pense que esta sabedoria será útil apenas para os ascetas que se isolam do mundo e só virá depois de décadas de dedicação. Ela serve para uma aplicação imediata em qualquer situação da vida cotidiana. 

Para contribuir para sua evolução, convido-o para a Semana do Autoconhecimento, que acontecerá entre os dias 3 e 8 de Novembro. Fazendo sua inscrição agora, você poderá praticar Yoga Online ao Vivo todos os dias no YogIN App Studio

E o melhor de tudo: 100% gratuito! Sem enrolação, sem cartão de crédito, sem cadastros demorados, sem cobranças posteriores!

 

Clique no link abaixo e preencha seus dados. Tenho certeza de que você vai gostar!

 

Clique Aqui


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *