Blog


Clique para assistir o episódio sobre o Yoga Sutra.

Professor de Yoga – A importância do Yoga Sutra

Autoconhecimento e Espiritualidade | 18 mar 2021 | Daniel De Nardi


Professor de Yoga – A importância do Yoga Sutra

Yoga Sutra é considerada, pela maioria dos estudiosos, como a escritura mais importante da história do Yoga.

A célebre obra de Patañjali é o assunto do primeiro episódio da nova série Professor de Yoga – Bases do Ensino!

Lançamento da Série Professor de Yoga – Bases para o Ensino

O texto foi escrito para registrar ensinamentos que já vinham sendo transmitidos por via oral há algum tempo. 

Em seu primeiro sutra, Patañjali diz:

Atha YogAnushasanam

A palavra Atha é usada tradicionalmente para o início de uma aula ou exposição, normalmente para tirar dúvidas dos mais novatos.

Anushasanam era uma palavra comumente usada para determinar o esclarecimento de algo que já tinha sido previamente exposto. 

Desta forma, Patañjali deixa claro para os leitores que ele não é o autor do que será exposto, mas que escreve para tirar dúvidas que possam surgir sobre o que já vinha sendo ensinado.

Nos dias de hoje, podemos enxergar Patañjali como um curador do Yoga daquela época.

Seu trabalho foi tão amplamente aceito que, a partir de sua obra, o Yoga foi incluído no Hinduísmo como um dos seus sistemas ortodoxos.

A tradição oral da India foi utilizada por muitas gerações. Através dela o conhecimento manteve-se vivo por um método no qual era necessário criar sentenças compactas dentro de uma métrica específica. Essa didática visava facilitar a memorização do que estava sendo ensinado.

Influenciado por isso, Patañjali organizou o Yoga em 196 versos divididos em 4 capítulos. Dando forma ao corpo de conhecimento do Yoga através dos Sutras.

A palavra sânscrita Sutra significa aforismo, uma sentença compacta que traga em si um enorme conhecimento, mas que só poderá ser compreendido plenamente se quem lê receber a orientação correta. Como uma semente cheia de potencialidades que só irá brotar se receber os cuidados adequados. Por isso, tornou-se comum estudiosos da obra produzirem uma versão comentada da escritura em questão. Os comentários mais famosos do Yoga Sutra foram feitos pelo sábio Vyasa.

Além disso, Sutra também carrega o significado de linha ou fio. Nesse tipo de literatura é feita uma costura de pequenas frases para se expor uma prática, conhecimento ou doutrina. Sendo assim, um Sutra depende do anterior e expõe algo que será desenvolvido no trecho seguinte.

Se você quer ler um trecho dessa obra essencial para Yogis e Professores, baixe gratuitamente o ebook com o primeiro capítulo da tradução do Yoga Sutra que fizemos para o nosso curso. Clique aqui.

Se você já conhece a obra, faça uma degustação do Curso de Formação de Professores de Yoga 100% Online do YogIN App Academy. Clique aqui.

Caso ainda não tenha assistido ao primeiro episódio da série Professor de Yoga – Bases do Ensino e quer entender mais sobre essa obra e os objetivos do Yoga. Clique aqui.

Nessa aula, damos uma dica muito importante que poderá mudar a forma como você pratica ou ensina o Yoga.

Estamos muito felizes com sua participação neste projeto e esperamos que você aprenda com as informações que estamos trazendo.

Se gostou, compartilhe com amigos e familiares que também gostam de desenvolvimento pessoal e Yoga.

E continue ligado nos seus e-mails e nas nossas redes sociais pois estamos apenas no primeiro episódio da série Professor de Yoga – Bases do Ensino!

Namaskara


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *