O que é importante na visão indiana para um guru ser reconhecido
vamos usar os critérios que levam em conta a visão da espiritualidade indiana. Aquilo que faz um indiano considerar o sábio um grande iluminado.
Para ver o vídeo CLIQUE AQUI
https://youtu.be/n5GGgBhklM0
São eles:
- Nível de conexão com o silêncio.
No hinduísmo, considera-se o silêncio como a voz de Deus, Bhagwan.
Segundo a tradição hindu, quanto mais contato com silêncio maior a conexão divina. Muitos gurus, após terem ensinado durante anos, adotam o silêncio como forma de transmissão de conhecimento.
Afinal, se nesta visão, o que produz o sofrimento humano são as agitações da mente e as informações mentais produzem essas agitações, o que adianta falar, se esse ato produz distrações e consequentemente mais dor. Essa é a lógica por trás do voto de
mauna (silêncio) adotado por muitos gurus ao final de suas obras. - Conhecimento de que a alma individual é a alma universal:
Na visão espiritual indiana é considerado que quando a pessoa chega à iluminação há um entendimento de que a alma individual funde-se com a alma cósmica e os dois tornam-se uma só.
Descrições como o “Eu sou Um com todas as coisas” são usuais em relatos de iluminados, muito embora o estado em que a mente para, não pode ser descrito por palavras, mas simplesmente por silêncio. - Impacto das suas ideias na História:
Por quantas gerações ainda se estudam suas mensagens e qual o impacto delas nas futuras gerações?
Grandes ideias não se restringem ao tempo de vida do sábio, mas continuam influenciando pessoas durante dezenas de gerações. O critério do peso histórico é o 3º item que usaremos para tentar medir a importância de um guru. - Admiração de outros sábios:
A opinião de um especialista é muito mais criteriosa que a do leigo e por isso numa visão histórica ela tem mais peso. A análise de alguém que entenda do assunto é muito mais capaz para dar uma opinião sobre o valor de uma obra.
Popularidade entre o povo da Índia:
O quanto o guru foi importante na vida das pessoas. No Brasil dizem que a voz do povo é a voz de Deus, na Índia, isso não é diferente.
Quer saber nossa definição de Guru?
Clique na imagem abaixo para ver o vídeo
Deixe um comentário