Blog


A Revolução do Hatha Yoga

A Revolução do Hatha Yoga

Conteúdo de Yoga | 30 out 2023 | Daniel De Nardi


Como o Hatha Yoga mudou a História da Espiritualidade Indiana

Hatha Yoga produziu uma das maiores revoluções na espiritualidade indiana ao trazer para as escolas de desenvolvimento interior o cuidado, com aquilo, que boa parte dos sistemas de desenvolvimento haviam deixado de lado até então.  Antes do Hatha Yoga, qualquer cuidado com o corpo e a saúde do praticante era visto como um enorme desvio no caminho para a auto-realização.

 

Pois tudo que o corpo traz é sofrimento e identificação com o falso eu. Portanto, era preciso negar as faculdades biológicas, muitas vezes através de práticas de mortificação, para se trilhar o caminho da iluminação.

 

O Hatha Yoga, no entanto, nasce dentro de um movimento cultural que valorizava o corpo e, por isso mesmo, enxergou na saúde a melhor forma de utilizar esta ferramenta magnífica. O Tantra foi um movimento de contestação do status quo de sua época, profundamente dominado pelos brahmanes que possuiam o conhecimento do sânscrito e dos rituaisdescritos nos vêdas.

 

O Tantra não tem nada a ver com sexo, como muito se divulga no ocidente. Ainda que seus textos tenham referências ao ato sexual, assim como aos orgãos sexuais, estas são apenas formas de transmitir o conhecimento iniciático através da linguagem do sandhya bhasha, em sânscrito sāndhyābhāṣā, a linguagem crepuscular.

 

A grande contribuição do Tantra tem relação com a valorização do indivíduo. Nesta visão de mundo, todo ser humano traz em si a capacidade de atingir a percepção do Self, desde que seja corretamente orientado para este fim. Assim, o poder do conhecimento e da prática da espiritualidade saiu das mão dos sacerdotes e foi levado à todos aqueles que tinham um desejo sincero de evolução interna.

 

Foi pautado neste alicerce que o Hatha Yoga desenvolveu suas práticas que vão desde o uso de técnicas para a limpeza interna e conquista de saúde até à utilização e desevolvimento da capacidade física, respiratória e mental para se transcender o próprio intelecto e se perceber como a Consciência equanime que a tudo observa. E que jamais sofre porque está muito além do corpo, sentidos e mente.

 

Sendo assim, o Hatha trabalha e desenvolve o corpo e saúde, mesmo que ao final do processo isso já não seja necessário. Tal como utilizar uma corda para chegar até o ponto mais alto de uma montanha. Atingindo-se este objetivo, para se desfrutar da beleza daquela paisagem, a corda já não tem utilidade.

 

Quer entender mais sobre as posturas do Hatha Yoga?

Dê uma olhada neste outro texto que escrevi sobre a importância das posturas. Nele explico o papel das posturas no desenvolvimento interior. CLIQUE AQUI para LER.

As Posturas são a parte mais Importante do Yoga?

 

Você ouve Podcasts?

 

O YogIN App Academy possui um canal de podcasts exclusivamente para o aprofundamento no Yoga.
Conheça o YogIN Cast

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *