Blog


Como surgiu o sistema nervoso

Como surgiu o sistema nervoso?

Yoga e Neurociências | 29 jan 2024 | Daniel De Nardi


Como surgiu o sistema nervoso?

O sistema nervoso surgiu ao longo de milhões de anos de evolução. Acredita-se que as primeiras formas de vida unicelulares, como as bactérias, já possuíam mecanismos rudimentares de comunicação entre células, permitindo-lhes responder a estímulos externos, como a presença de nutrientes ou a ausência de oxigênio.

Com o tempo, as células evoluíram para se especializarem em funções específicas, formando tecidos e órgãos. Um exemplo disso são as células fotossensíveis dos olhos, que se desenvolveram a partir de células sensíveis à luz que originalmente estavam presentes em organismos unicelulares.

Estima-se que o sistema nervoso mais próximo ao que existe hoje tenha surgido há 500 milhões de anos em organismos aquáticos chamados de hidras.

Ao longo de milhões de anos, essas células nervosas primitivas evoluíram para se tornarem neurônios mais complexos e sofisticados, capazes de transmitir informações elétricas e químicas a longas distâncias. Com o tempo, esses neurônios se agruparam em redes cada vez mais complexas, formando o sistema nervoso central e periférico dos animais mais avançados.

Assim, podemos dizer que o sistema nervoso surgiu gradualmente ao longo da evolução das espécies, como resultado da adaptação e seleção natural das células nervosas.

Assista a um vídeo explicando o surgimento do Sistema Nervoso

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *