Blog


As Posturas são a parte mais importante do Yoga ?

As Posturas são a parte mais Importante do Yoga?

Conteúdo de Yoga | 17 fev 2024 | Daniel De Nardi


A Importância das Posturas do Yoga

Vamos entender a importância das Posturas do Yoga analisando as posturas dentro do contexto do Yoga.

Use o asana para trazer o foco para o Yoga. Traga a atenção para o corpo para entender que você não é o corpo. E então deixe que o Yoga faça seu trabalho.

Atualmente vemos uma enxurrada de imagens de asanas nas redes sociais. Praticar yoga tornou-se sinônimo de desenvolver o corpo.

Professores divulgam seu trabalho através disso. Praticantes aumentam sua auto-estima, percebem sua evolução. E isso tudo é interessante e útil para quem trabalha e pratica Yoga.

No entanto, deve-se manter constante atenção para o fato de que o Yoga não é o asana, assim como não é o pranayama ou o mantra. O Yoga utiliza-se destas técnicas para produzir seu objetivo. Seu objetivo é mais sutil, mais profundo e mais impactante que qualquer uma destas técnicas.

Se quiser definir o Yoga como uma única prática, então entenda o Yoga como meditação. Tudo aquilo que pode auxiliá-lo a chegar ao estado meditativo é útil, muitas vezes necessário, mas não pode ser confundido com o Yoga em si.

 

Asana – Posturas do Yoga

 

No caso do asana, a armadilha pode ser a mais perigosa de todas. Trabalhar o corpo, usufruir de suas sensações, desenvolver sua mente através dele pode criar vaidade, excesso de julgamento e, o mais perigoso de todos os efeitos, uma identificação tão densa que o praticante não consegue mais se ver de outra forma senão através do corpo.

O Yoga visa quebrar esta identificação para que nos reconheçamos como a Consciência mais profunda que existe em cada um, que está muito além do corpo físico. Para isso, é preciso desenvolver estabilidade total. E uma maneira de fazê-lo é através do corpo.

Portanto, não busque no asana uma forma estética o suficiente para lhe render muitos likes ou novos seguidores, busque no asana uma forma de estar presente e estável. Não faça através do asana um caminho para o lado de fora, utilize-o como a porta de entrada para o universo de dentro. Perceba, pelo asana, que tudo está se tornando algo, então busque a percepção daquilo que, desde sempre, apenas é!

 

Quer saber mais sobre as Posturas do Yoga?
Baixe gratuitamente o Livro Asana, Posturras do Yoga CLICANDO AQUI

 

Produzimos um vídeo explicando como as posturas tornaram o Yoga mais conhecido, se quiser assistir CLIQUE AQUI

 

 

E qual sua opinião sobre a Importância das Posturas do Yoga?

Deixe nos comentários o que você acha.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *