Blog


Cérebro, Mente e Consciência

A descoberta mais importante

Autoconhecimento e Espiritualidade | 26 dez 2023 | Daniel De Nardi


A descoberta mais importante

A descoberta mais importante que você precisa na vida é saber o que lhe traz plenitude.

Tornar-se professor de Yoga é cada dia mais comum. Afinal, estima-se que existam mais de 300 milhões de praticantes no mundo. Em 2017, segundo estatísticas, cerca de 27 milhões de pessoas praticaram Yoga nos EUA. ???

Trata-se de um mercado que cresce a cada dia, pois os efeitos dessa prática se alinham com a necessidade diária de lidar com estresse, ansiedade, falta de foco e má postura tão comuns em nossos dias.

Além disso, o Covid-19 trouxe isolamento social, incertezas e medos que exigem uma capacidade ainda maior de permanecer tranquilo, presente e resiliente ante a um cenário que se transforma a cada instante. ???

Quem já pratica Yoga rotineiramente sabe que sua presença em nossas vidas nunca foi tão necessária quanto agora. 

Mesmo assim, dedicar-se a um curso de Formação de Professores de Yoga ainda encontra muitas objeções e resistências, especialmente por aqueles que estão do lado de fora do processo.

Para decisões como essa, é interessante observar como o próprio Yoga nos apresenta a solução. Basta que nos voltemos para o objetivo final dessa prática, o Kaivalya. ???

O estágio final da meditação acontece quando superam-se as flutuações mentais e estabelece-se inteiramente em sua própria essência. É por essa via, o estado de Samadhi, que o Yoga se completa, produzindo Kaivalya, o isolamento.

Esse isolamento, no entanto, não se trata do afastamento físico ou emocional das atividades cotidianas, mas de um isolamento da percepção, quando nos reconhecemos como o verdadeiro Eu que existe em cada ser humano. ???

Por meio do Kaivalya as influências e acontecimentos do meio externo deixam de produzir sofrimento no Yogin, que atinge a libertação.

Logicamente, esse processo exige tempo e dedicação, mas também é fato que não ocorre subitamente. Trata-se de uma construção feita a cada prática, a cada técnica, algo que se reforça a cada vez que você fecha os olhos e mergulha em si em uma prática de Yoga. ???

Portanto, conforme se desenvolve na senda Yogi, o praticante torna-se mais conhecedor de si e menos influenciável pelo meio externo. 

Abandona-se a necessidade de aprovação ou o desejo de agradar quem quer que seja. Afinal, a meditação nos mostra que a verdade encontra-se do lado de dentro.

Se você já pratica meditação já tem sabedoria para compreender que todas respostas estão do lado de dentro e que elas chegam através do aquietamento do corpo, da mente e do isolamento de qualquer influência externa. ???

Assista ao último episódio da série Professor de Yoga – Bases do Ensino, clicando aqui.

Se você pensa em fazer um curso de Formação de Professores de Yoga, mas ainda não tem certeza se esse é o caminho certo a ser seguido, só existe uma pessoa que irá lhe dar a resposta adequada: você!

Recolha-se, busque seu Kaivalya e encontrará o que precisa. Que seja uma bela jornada em busca desta resolução!

Namaskara


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *